É necessário criar Associações ou Uniões dos Trabalhadores de cada cidade

Resultado de imagem para marx
Os trabalhadores brasileiros não estão unidos nem na menor de suas cidades! Como podem estar unidos os trabalhadores de todo o mundo? Mais precisamente, os trabalhadores estão completamente desorganizados! Descrentes, por seus líderes de péssima qualidade terem mentido e roubado. Os trabalhadores estão completamente abandonados. Vários pretensos revolucionários falam de Revolução, Socialismo, mas não dizem uma palavra sobre a organização dos trabalhadores, provando que não entenderam que o socialismo para nós marxistas é o poder dos trabalhadores. Como falar portanto de socialismo, de poder dos trabalhadores, se eles estão completamente desorganizados e não mandam nem em seus próprios Sindicatos?

Os Sindicatos devem ser libertados dos parasitas que os dominam, mas mesmo que o fizéssemos rapidamente, uma boa metade dos trabalhadores não tem direito a se sindicalizar. É o caso de donas de casa, trabalhadores informais, sub-empregados, membros de cooperativas, autônomos diversos, e mais importante que tudo, desempregados! Os Sindicatos têm um prazo legal para desfiliar os trabalhadores que perdem o emprego, e muitos trabalhadores nunca tiveram um emprego formal. Portanto, ao não se criar organizações de todos os trabalhadores, não se está trabalhando para uni-los.

Entre os trabalhadores que podem ter Sindicatos, alguns têm Sindicatos estaduais, que se o trabalhador morar no interior é como não ter Sindicato. A maioria, como se sabe, é controlada por parasitas, sejam partidos ou só ladrões. Os partidos ainda dividem o movimento sindical em mais de dez “centrais sindicais”, que não passam obviamente de braços desses partidos. Na prática, o movimento sindical atual está dividindo e subdividindo os trabalhadores, ao invés de uni-los.

Como já dissemos, não propomos abandonar o movimento sindical, muito pelo contrário! Agora que o imposto sindical acabou pode ser mais fácil libertar alguns Sindicatos dos parasitas que só os seguravam para mamarem o imposto. Contudo, até para libertar os Sindicatos pode ser útil criar organizações municipais que unifiquem os trabalhadores. Construindo a União ou Associação dos Trabalhadores de uma cidade X, podem-se formar oposições sindicais que posteriormente libertem seus Sindicatos.

O que tem feito o trabalho de unificar e politizar os trabalhadores brasileiros é somente a Internet. As organizações municipais de trabalhadores que se deve criar devem desenvolver a democracia direta digital. Se queremos superar os regimes políticos capitalistas e construirmos democracias de novo tipo, mais avançadas, tenham o nome que tiverem, então temos que demonstrar que isso é possível em escala menor. Se os trabalhadores de uma cidade não podem controlar uma organização municipal de trabalhadores, como poderiam controlar essa mesma cidade, ou o país? Como confiar em dirigentes “socialistas” que pregam “poder popular”, “democracia socialista”, “república dos trabalhadores”, mas ao organizarem uma associação de trabalhadores se apegam à democracia burguesa com suas eleições diretas que legitimam um governo indireto? Ademais, é antiquada, ultrapassada, na era da Internet qualquer tentativa de criar algo novo sem democracia direita digital.

É necessário desenvolver espaços na Internet favoráveis aos nossos objetivos. Os espaços atuais são redes sociais, que obviamente não foram feitas para isso. Não é possível praticar uma democracia digital com enquetes de redes sociais! Uma União dos Trabalhadores de uma cidade pode nascer em um grupo de uma rede social, mas precisará de mais que isso para que se desenvolva. Será necessário desenvolver programas/páginas/aplicativos que permitam que em cada cidade se constitua um grande Soviet digital. As Uniões de Trabalhadores serão a defesa viva disso se forem elas mesmas a experiência de desenvolvimento dessa nova democracia.

Comentários