O retorno da editora Estudos Vermelhos



A Estudos Vermelhos surgiu pouco depois do nascimento desse blog, de mesmo nome, ambos em 2008. Seus primeiros livros eram cadernos pequenos, grampeados, com capa de papel reciclado, de forma que foram necessários dois volumes para publicar o “Que Fazer?”. As tiragens eram mínimas, conforme a demanda.


Em 2011 a Estudos Vermelhos tentou uma nova estratégia, com tiragens maiores e capas de papel couche coloridas. Para produzir os livros em gráfica e reduzir o custo de cada exemplar adotou-se um formato com letras pequenas e espaçamento simples, para reduzir o número de páginas.


Fazer a distribuição das grandes tiragens foi um processo lento. Os livros tiveram que ficar por longos períodos estocados, e alguns se estragam. Foi uma experiência importante mas deficitária para a editora.
Em 2013 a Estudos Vermelhos retornou às pequenas tiragens, mas manteve as capas de papel couche.


Uma editora de pequenas tiragens é um artesanato, não uma indústria. Sua produção não é socializada, mas individual. Sendo assim, por exemplo, quando o editor/artesão, inicia uma longa e trabalhosa pesquisa de doutorado, a editora para por alguns anos.
A Estudos Vermelhos retornou em 2019, quando foram adotadas as capas duras, e abandonada a prática de reduzir as páginas por meio da redução do espaçamento e das fontes. Os livros agora são mais grossos, seguindo o padrão das demais editoras.
Como todos os clássicos marxistas já estão disponíveis gratuitamente na internet (link na coluna lateral), só sobrou sentido fabricar livros de qualidade, de grande duração.


O acordo da Estudos Vermelhos com escritores é simples – O autor não paga nada à editora (nem um centavo), nem a editora aos autores (nem um só livro). O autor pode comprar os livros pela metade do preço de mercado.
Contudo, como se nota pelas fotos, quase todos os livros da Estudos Vermelhos são os clássicos de domínio público, já traduzidos para as línguas latinas desde a década de 1930 pelas Edições Moscou. Foram escolhidos alguns dos livros mais importantes para uma formação inicial de um pretendente a marxista.



Comentários

AF Sturt Silva disse…
Que bom que voltou.

A constituição da República de Cuba agora é outra. Temos que atualizar isso.
Luccas disse…
E como faz pra comprar, camarada Alex?