Rússia: a possibilidade da Segunda Revolução Soviética

58 % dos russos defendem uma economia planejada em oposição à economia de mercado. Era de se esperar esse quadro, pois o estudo de qualquer sociedade atual, ou seja, o estudo da história do século XX, demonstra que a economia de mercado está superada, pois já funciona muito mal, mesmo para seus próprios critérios tortos, cujo principal exemplo são os índices de crescimento. Como o povo russo experimentou nas décadas de 30, 40 e 50 socializar (mesmo que somente a nível macro econômico) a economia, só pode estar apavorado com as mazelas de uma economia de mercado – insegurança constante; desemprego; miséria crescente; mendigos; crianças de rua; criminalidade crescente; corrupção generalizada.

Mesmo em comparação com a economia planificada sabotada e parasitada das décadas de 60, 70 e 80, quando foram dados grandes passos em direção ao capitalismo (maiores até que os dados por Yeltsin a partir de 1990), a economia de mercado é um pesadelo. Eles tinham filas enormes (parte da sabotagem governamental para abrir caminho ao capitalismo), mas isso significa que consumiam, pois se não, não estariam nas filas. E claro, abriu-se a cortina do mundo ocidental, e ficou claro que toda ostentação era um canto de sereia. A crise econômica mundial também não deixará os russos mais felizes com o capitalismo!

O exemplo chinês é também influente sobre os russos, assim como a experiência russa é hoje influente sobre os chineses. Ambos os exemplos são de fato anti-capitalistas, uma vez que são vizinhos e se conhecem melhor do que a imprensa ocidental nos deixa conhecer a ambos. O exemplo russo para os chineses ensina a não rumar para o capitalismo, que no caso chinês seria um inferno na Terra. O exemplo chinês, ao contrário do que se pensa por aqui, é de que convém planejar sim a economia, e de que é conveniente liberal algumas atividades de mercado, contanto que não sejam em setores estratégicos. Na verdade, esses dois países vizinhos estão mergulhados em uma grande luta interna entre o socialismo e o capitalismo, embora oficialmente um seja socialista e o outro capitalista.

Os defensores da propriedade privada e da economia de mercado estão reduzidos a 29% da população, metade dos seus opositores! Assim como a transição para o socialismo é um período longo e enfrenta obstáculos, a transição da Rússia de volta ao domínio imperial está enfrentando problemas. Depois da crise econômica russa de 1998, o governo Putin já foi obrigado a de fato reestatizar os 14 setores considerados mais estratégicos da economia, o que torna o capitalismo russo bem incompleto. Essa medida teve grande sucesso, pois conseguiu que a economia da Rússia, pela primeira vez desde o fim da URSS, crescesse. É fora de dúvidas que a opinião pública russa está sendo muito influenciada por essa experiência.

Por outro lado, pelo aspecto político, continua a reinar entre os russos uma tendência claramente autoritária. Em 1996, 43% dos russos defendiam o regime “soviético” terminado em 1990, e 32% defendiam uma democracia de tipo ocidental, ou seja, a porcaria que temos por aqui no Brasil. Hoje, esses números caíram para 24% e 15% respectivamente. O problema o que cresceu – a defesa do regime atual, que de 6% pularam para 36% e agora estão em 25%. Ora, o “modelo atual” é um presidencialismo autoritário e centralista.

Apesar da grande esperança na volta do poder dos Soviets, extinto na URSS desde 1936, que atinge 38% dos russos, o apoio à atual forma de governo é muito grande, e remete à cultura russa. Trata-se de um povo que viveu 300 anos sob um regime absolutista, o tzarismo, depois teve uma curta experiência de 20 anos de poder realmente soviético, entrou em uma ditadura comunista entre 1936 e 1959, que cedeu espaço a uma ditadura anti-comunista entre 1959 e 1990, para entrar no “modelo atual”, que também é uma ditadura descarada. Essa tradição autoritária foi um obstáculo à primeira revolução soviética e pode vir a dar problemas à segunda, que apesar de toda a propaganda capitalista se aproxima. Basta dizer que as forças armadas voltaram a usar a bandeira vermelha com a foice e o martelo. A música do hino voltou a ser a soviética, e a letra soviética é cantada pelas multidões de jovens em shows de rock. (Exatamente, a segunda revolução soviética acontecerá ao som do rock in roll!!?)

Hino Soviético:

Comentários

Anônimo disse…
Os cristãos costumam usar o provérbio de que "Deus escreve reto por linhas tortas", pois Deus não escreve, muito menos reto! Mas as linhas da história são mesmo tortas, tortuosidades que se traduz na derrota temporária da Revolução Russa, que está para se converter numa vitória ideológica avassaladora: - a comparação entre os dois modos de produção! O capitalismo não é a saída, mesmo para problemas de uma experiência limitada de socialismo (numa república) a saída é o socialismo (na sua fase superior)!
Andrea disse…
Encontrei seu blog no perfil do 'Blog Volverán' , mas ainda não o li todo , e decidi seguí-lo.
Um abraço e boa semana pora ti!!
AF Sturt Silva disse…
Aproveitando que há um anuncio de enviamento de paginas vermelhas,estou indicando algumas,caso ha necessidade de esses blogs linkar o estudos vermelhos na suas baras laterais ,basta pedirmos para linkarmos esse lá...(se caso for linkado aqui)

blog do Velho Comunista:
http://blogdovelhocomunista.blogspot.com/
blog Zurdo Zurdo:
http://zurdo-zurdo.blogspot.com/
blog Alerta Comunista:
http://alertacomunista.blogspot.com/
blog Orientação Marxista:
http://orientacaomarxista.blogspot.com/
blog da união juventude comunista santa maria:(esse blog está linkado ai ,mas tem que ser atulizado ,pois as atualizações não estão caindo na barra lateral do estudos vermelhos).
http://ujcsm.blogspot.com/
blog do pcb amazonas:
http://pcbam.blogspot.com/
blog de solidariedade a cuba:
http://convencao2009.blogspot.com/
blog blitz vermelha?pcb maranhão:
http://blitzvermelha.blogspot.com/
site critica marxista:
http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/bibliotecavirtual.html

Então são esses que acho que são bem semelhantes as questões marxistas e revolucionarias...
AF Sturt Silva disse…
tem mais:
pcb osasco:
http://pcbosasco.blogspot.com/
pcb cutia:
http://pcbcotia.blogspot.com/
abs....
Só esse último link, do PCB de Cotia, não está funcionando.

Obrigado pelos links.
AF Sturt Silva disse…
Alex ,não sei se vc viu ,mas tem também a ujc do Amazonas,vi la no blog da união juventude comunista de MG.
http://ujc-am.blogspot.com/

já em relação ao link do pcb cutia:aqui eu estou conseguindo abrir ele normalmente,mas se vc quiser vai ate o pcb são paulo e depois clica em links ,e ai aparecerá o pcb cutia entre eles...
Talvez vc tentando mais tarde dara certo...
Anônimo disse…
Jóia, essa lista de blogs é ótima!
Glauber Ataide disse…
Pessoal,

Vocês poderiam disponibilizar as fontes dessas pesquisas? Fiquei muito interessado em conhecê-las.