sábado, 24 de janeiro de 2026

Precisamos de mais vereadores e cortar seus privilégios

 

Soviet de Petrogrado

O descaso com os municípios é absurdo, uma vez que, em comparação com eles, a União e os estados são abstrações. Todo brasileiro vive em algum dos mais de 5 mil municípios atuais. Se o povo não manda nem em seus municípios, como mandaria no país todo? Para consertar o fracasso completo que são as administrações municipais precisamos reformar o desenho do poder delas. Para o povo ter poder, precisa de mais vereadores. Para termos mais vereadores e para a qualidade deles subir, é necessário que os salários sejam menores e que não tenham uma série de privilégios.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Reeleição parlamentar gera corrupção e cria donos de partidos

 

Digam o que disserem os defensores da reeleição de parlamentares, seus efeitos reais são completamente antidemocráticos. Os partidos são dominados pelos parlamentares eternos. Grande parte da corrupção dos políticos brasileiros é forjada na busca da reeleição. Projetos irresponsáveis, impensados, mas populares durante o período do mandato, são propostos e aprovados por parlamentares em busca de reeleição.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

“Um distrito, um deputado” é um avanço possível nas condições brasileiras atuais

 

Em primeiro lugar fique claro que esse assunto, embora importantíssimo, é de natureza conjuntural. Ou seja, mudar a forma de eleger deputados, do frankstein atual para o que se chama “distrital simples” é um avanço dado o estado cultural da população brasileira hoje, meados da década de 2020, e se a população amadurecer politicamente se tornaria ultrapassado. Quem não entende a importância do assunto não sabe o que é o poder em um país, e quem se recusa a entendê-lo se mantém como criança na política. Falar de disputar o poder, de luta de classes, e não discutir esse assunto é igualmente criancice.